Conheça os destinos para quem navega solo a partir de Itápolis

Para os alunos da Unidade Itápolis da EJ, dois destinos são os mais comuns para quem navega solo no curso de Piloto Privado: Lins e Araraquara.

Os destinos não são desconhecidos dos alunos quando partem para essas navegações, antes eles executam a rota com instrutor a bordo. “Uma vez que ele navegou duplo, avaliamos a preparação e desempenho do aluno, assim como sua confiança pra coordenar com órgãos de controle e navegação por contato. Estando tudo certo, é só o aluno se atentar à rota, aos estimados e ao gerenciamento do voo em si”, afirma Loren França, instrutora de voo da EJ Itápolis.

No curso de piloto privado, entre as 46 horas de voo, o aluno, entre voos locais e navegações, voa 10 horas sozinho. Confira as dicas de alunos que executaram navegações solo para os destinos:

Lins
Dimensões (m) 1700 x 30
Distância de Itápolis: 93km

“O aeroporto de Lins, apesar de ser uma construção pequena, tem uma pista muito bem pavimentada e grande, dando mais segurança em pousar nela. Quando aproximando da cidade, você precisa de atenção pois o aeroporto não fica tão visível de cara, ele se ‘camufla’ com a cidade, Mas é um aeroporto bom com poucas dificuldades para pouso. Não costuma ventar muito lá, isso ajuda bastante na aproximação”, explica Luis Fernando Farias, 21, natural de Niterói-RJ, que conta com 193 horas de voo, todos os cursos finalizados e aguarda na fila EJ para iniciar na atividade de instrutor de voo. “Um bom planejamento ajuda o aluno a não se perder na hora da navegação, então é importante checar todos os dados do aeroporto como abastecimento (se necessário), elevação do aeródromo controles e além disso checar a meteorologia”.

Araraquara
Dimensões (m) 1800 x 30
Distância de Itápolis: 76km

“Araraquara é bem diferente do que um aluno iniciante da base Itápolis está acostumado. Você sai da zona de conforto. É o mais distante de Itápolis que podemos ir (no curso de piloto privado) então você tem que ficar muito atento na navegação solo. Às vezes tem que coordenar com dois órgãos de controle, então é bom estudar fraseologia também pra não se atrapalhar”, afirma Sarah Viana. 24, natural São Roque-SP, aluna do curso de piloto comercial com 110 horas de voo.

Outros destinos comuns
No caso de alunos já cursando o Piloto Comercial, outros destinos para navegação solo são incentivados, apenas cumprindo que o aluno deve previamente fazer a navegação desejada acompanhado de um instrutor. Alguns exemplos: Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Bauru, São José do Rio Preto, entre outros.

Uso de GPS
Na EJ o aluno aprende a navegar usando os recursos como bússola e mapa, a base da navegação aérea. Normalmente os alunos possuem celulares com GPS e aplicativos de navegação aérea, o que é permitido pela EJ. “O ideal é o aluno usar apenas como backup ou no caso de sentir alguma insegurança em sua navegação apenas, porque é necessário treinar a base da navegação, com bússola e mapa”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.