EJ contrata mais dois instrutores de voo vindos da Faculdade EJ. Leia seus perfis

Neves e Fernando

A EJ Escola de Aeronáutica contratou mais dois instrutores de voo que são alunos da EJ - Escola Superior de Aviação Civil, graduandos do curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves. “Eles são alunos da faculdade ainda, mas quando iniciaram nela, já faziam os cursos práticos de pilotagem. Buscaram a faculdade para terem um curso em nível superior e assim terem melhores oportunidades em suas carreiras”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

As contratações ocorrem para repor os instrutores mais experientes que foram contratados por companhias aéreas. “Estamos vendo um momento de otimismo das companhias aéreas para 2020. Para se ter uma idéia, só na GOL, o volume de decolagens aumentou 7,1% em um ano. É um número muito bom”, afirma Andrade.

Perfis

Luis Fernando Farias, 22, de Niterói-RJ, sempre foi apaixonado por aviões desde criança. No ensino médio decidiu que queria ser piloto. “Conversei com meus pais e desde então são meus maiores incentivadores”, diz.

Aos 19, dirigiu-se até a EJ Itápolis, onde iniciou o curso de piloto privado teórico. Na escola fez os práticos do piloto privado até o de Instrutor de voo. Com todas as habilitações na mão, matriculou-se na faculdade.

O incentivo veio do tio Luciano, que foi chefe de manutenção da extinta Varig, no Rio de Janeiro. “ele sempre me levava para visitar o cockpit dos aviões e me deu um avião de brinquedo que guardo até hoje”, conta Farias.

No momento, cursa o terceiro período da EJ - Escola Superior de Aviação Civil. “A faculdade tem agregado mais conhecimento ainda dos cursos teóricos que fiz até hoje”, diz. Como instrutor, onde já iniciou seus primeiros voos ensinado, nutre expectativas. “Quero desenvolver minha habilidade pedagógica e compartilhar meus conhecimentos com quem ainda não sabe”, finaliza.

Matheus Neves, 22, é de Recife, Pernambuco, está no segundo período da faculdade. Começou na aviação em 2017, por influência do irmão, Guilherme, que foi instrutor da EJ em 2012 e hoje é copiloto do moderníssimo Airbus A350, na Qatar Airways.

Antes de ir para a aviação, Matheus tentou seguir outra profissão. “Demorei pra começar a fazer os curso porque entrei na Federal de Pernambuco, cursei três períodos no curso de engenharia, porém descobri que não era o que eu queria, de verdade, e acabei largando. Em 2017 fiz o piloto privado teórico a distância pra conhecer e ver se era isso mesmo que eu gostaria de seguir”, afirma.

Entre 2017 e 2019 concluiu os cursos de piloto privado, comercial e voo por instrumentos. Quando soube da faculdade, fez o vestibular e se matriculou. Em paralelo, fazia o curso de instrutor de voo prático. “Conhecimento nunca é demais. Como piloto, meu irmão sempre me ensinou a nunca parar de estudar. Sempre tem algo a se aprender, e por isso entrei na faculdade EJ. Está me ajudando muito, aprendendo cada vez mais”, relata Neves.

Ele deve iniciar seus voos de instrução no próximo mês. “Sempre gostei de passar conhecimento e aprender com os alunos. Acredito que a instrução vai me ajudar muito como piloto pelas novas experiências que vou viver nesta função”, finaliza.

A EJ deseja boas vindas aos dois instrutores.